Rua João de Deus, n.º 6 / 5.º andar, sala 501
4100-456 Porto, Portugal
HOME / NOTÍCIAS / FAQS – AQUISIçãO DE NACIONALIDADE PORTUGUESA
Faqs – Aquisição de Nacionalidade Portuguesa
I – Quem pode solicitar a Nacionalidade Portuguesa?
De acordo com a recente alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (Decreto-Lei n.º 30-A / 2015), publicada no Jornal Oficial em 27 de Fevereiro de 2015, o Governo português pode conceder a nacionalidade portuguesa por naturalização aos descendentes de portugueses sefarditas Judeus através do atestado dos seus vínculos com as comunidades sefarditas de origem portuguesa, nomeadamente, apelidos, língua de família e descendência directa ou indirecta.
Os candidatos também podem satisfazer os seguintes critérios:
1. Sendo de maior idade ou emancipado, nos termos da legislação portuguesa;
2. Não ter sido condenado, com sentença transitória in rem judicatum, por um crime passível de pena de prisão de três anos ou mais, nos termos da legislação portuguesa.
II – Que documentos são necessários?
Em termos de documentos obrigatórios para instruir o pedido de atribuição da nacionalidade portuguesa, são necessários os seguintes documentos:
1. O formulário de candidatura para candidatura à cidadania portuguesa deve ser preenchido em língua portuguesa. As seguintes informações serão necessárias: nome completo; local e data de nascimento; parentes; Estado civil; profissão; nacionalidade; O local da residência atual e aquele onde já viveu; Passaporte, DNI ou Permissão de Residência (número, data de validade e autoridade emissora); A prova da história familiar do requerente de ligação a uma comunidade sefardita de origem portuguesa;
2. A assinatura deve ser certificada pelas autoridades consulares;
3. Certidão de nascimento do requerente certificada pelo Consulado de Portugal do país de origem do documento em questão;
4. Tradução para o português da certidão de nascimento acima mencionada, certificada pelo Consulado Português do país de origem do documento em questão;
5. Registo criminal do país de nascimento do requerente e país de que é cidadão, bem como dos países onde o requerente residiu, certificado pelo Consulado de Portugal do país de origem dos documentos em questão;
6. Tradução em português dos antecedentes criminais acima mencionados, certificados pelo Consulado Português do país de origem do documento em questão;
7. Certificado de uma comunidade judaica com estatuto de pessoa religiosa colectiva (Lisboa ou Porto), segundo a lei portuguesa, à data de entrada em vigor deste artigo, que ateste a tradição de pertencer a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, materializada, nomeadamente , No nome da família do candidato, na língua nativa, na ascendência e na memória da família. Na ausência deste Certificado, outros meios de prova são admitidos (ver n.º 5 do Artigo 24 – A).
III – Onde devo entregar o meu pedido de Nacionalidade Portuguesa?
O formulário de candidatura, preenchido com os documentos necessários, pode ser apresentado pessoalmente ou por correio na Conservatória dos Registos Centrais. O interessado pode também indicar uma procuração para apresentar o pedido. A naturalização é concedida, a pedido do interessado, por decisão do Ministro da Justiça. Se o pedido for negado, o interessado será notificado dos fundamentos, dispondo para o efeito de um prazo de 20 dias para se pronunciar. A falta de apresentação de pagamento e os documentos necessários no prazo resultará na recusa dos pedidos.
IV – Quanto custa?
Aquisição da nacionalidade portuguesa nos termos do artigo 6.º n.º 7 – Taxa 250,00Euros
O pagamento deve ser feito por cheque ou ordem de pagamento para o Registo Central, no montante exacto.
As taxas devem ser pagas após a apresentação do pedido e não será reembolsado se o pedido for rejeitado.
V – Após a aquisição da Nacionalidade Portuguesa.
Uma vez adquirida a nacionalidade portuguesa, o cliente pode obter o cartão do cidadão ou emitir um passaporte português.
O passaporte português dá acesso a viagens livres em países, com o Acordo de Schengen e o Reino Unido, sem visto para a visita.
Acesso a autorizações de residência para outros países europeus.
No escritório Paulo Lopes Cardoso, temos experiência na área de Direito de Imigração. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.
Teremos o maior prazer em ajudá-lo, na sua candidatura para obter a Nacionalidade Portuguesa.
"TEU DEVER É LUTAR PELO DIREITO,MAS NO DIA EM
QUE ENCONTRARES O DIREITO EM CONFLITO COM A JUSTIÇA, LUTA PELA JUSTIÇA."
EDUARDO COUTURE
Novo Decreto Regulamentar n.º 9/2018 de 11 de Setembro (Lei dos Estrangeiros)
01 DE Setembro,2018
Alterações à Lei da Nacionalidade Portuguesa (Lei Orgânica n.º 2/2018, de 05 de Julho)
06 DE Julho,2018
Reposição de Feriados
Foi publicada em Diário da República, a décima alteração ao Código do Trabalho.
Com esta alteração, são repostos os quatro feriados suprimidos em 2013, sendo...
09 DE Maio,2017
Com escritório situado no centro da cidade do porto (boavista), em portugal, presta serviços especializados em consultoria jurídica, onde o seu valor precípuo é a qualidade dos serviços prestados, através da agregação de valor, ferramentas tecnológicas inovadoras e criativas, concretizando soluções inteligentes, focando na superação das expectativas dos seus clientes. Trabalhamos com soluções jurídicas inteligentes, onde nosso foco é a superação das expectativas de nossos clientes.
Rua João de Deus, n.º 6 / 5.º andar, sala 501 4100-456 Porto, Portugal
(+351) 22 600 74 26 | (+351) 91 690 33 49
Copyright © 2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados. Política de privacidade.